Review: Is There Anything About?/Live At The Roxy LA/Missing Period (Brand X)

Is There Anything About?/Live At The Roxy LA/Missing Period (Brand X)
(2013, Gonzo Multimedia)

Os Brand X foram uma banda de jazz/fusão/prog rock ativa entre 1975 e 1980. De entre os seus membros merece destaque especial o baterista Phil Collins (mais tarde nos Genesis), bem como o baixista Percy Jones, o guitarrista John Goodsall e o teclista Robin Lumley. Mais recentemente, entre 1992 e 1999 os membros originais Goodsall e Jones tentaram uma segunda vida em formato trio com o baterista Frank Katz. Os Brand X sempre foram uma banda mais apreciada pelos outros músicos e até pela crítica que pelo público, daí nunca terem atingido um assinalável sucesso comercial. De uma assentada, a Gonzo Multimedia reedita três títulos da banda (aqui e agora comentados) mais um do seu baixista, Percy Jones, a solo. Um conjunto de material com algum interesse histórico, principalmente pela presença de Phil Collins.

Is There Anything About?
(3.1/6)
Em 1980, a banda terminou o seu percurso, mas ainda devia à sua editora mais um álbum. A solução encontrada foi a edição de um disco de raridades. O problema? Os Brand X não tinham esse tipo de material. Talvez umas três ou quatro faixas, apenas. Mas com a ajuda do teclista Robin Lumley e com algumas remisturas pelo meio, o número estendeu-se de 4 para seis. Curto, mas ainda assim melhor que quatro. Esta coleção chamou-se, muito apropriadamente, Is There Anything About? e foi originalmente lançada em 1982 via Hit & Run Music. Parece-nos o trabalho mais fraco deste conjunto de três títulos, apesar de algumas novidades como os brasileirismos em Ipanaemia, a presença de saxofone em A Longer April ou os vocalizos em Swan Song. Ficou marcado por ter sido o último álbum com Phil Collins na bateria.

Tracklist:
1.      Ipanaemia
2.      A Longer April
3.      Modern, Noisy And Effective
4.      Swan Song
5.      Is There Anything About?
6.      Tmiu-Atga

Line-up:
Phil Collins – bateria
Percy Jones – baixo
John Giblin – baixo
Robin Lumley – teclados e vocais
Peter Robinson – teclados
John Goodsall – guitarras
Raf Ravenscroft – saxofone
Steven Short – syndrums e vocais


Live At The Roxy LA
(4.4/6)
Este trabalho foi gravado ao vivo no Roxy Theatre em Los Angeles a 23 de setembro de 1979 e originalmente lançado em 1995 pela Heritage Records. A banda tinha a particularidade de gravar todos os seus concertos e até ensaios. A grande maioria dessas gravações, naturalmente, perdeu-se. Esta não. Era uma cassete gravada diretamente do monitor de PA e foi convertida de analógico para digital sem qualquer tipo de remistura ou regravação. Quanto a nós, este é o melhor trabalho deste conjunto. Ao vivo potencia-se toda a inegável classe destes elementos, a banda apresenta-se mais solta e até os instrumentos, nomeadamente, as guitarras ganham outra vida. Destaque para a grande surpresa que é o tema cantado Don’t Make Waves e para Malaga Virgin, onde a componente jazzística de improvisação mais se nota.

Tracklist:
1.      Disco Suicide (Intro)/Algon
2.      Dance Of The Illegal Aliens
3.      Don’t Make Waves
4.      Malaga Virgin
5.      … And So To F…
6.      Nuclear Burn

Line-up:
Phil Collins – bateria
Peter Robinson - teclados
Percy Jones – baixo
Robin Lumley – teclados
John Goodsall – guitarras


Missing Period
(3.6/6)
Este álbum representa os primeiros momentos da banda. Como se referiu, a banda gravava todos os ensaios e a certa altura, elementos da família de Goodsall terão descoberto uma caixa com algumas dessas gravações que se julgavam perdidas há mais de vinte anos. Este conjunto de temas são todos anteriores a 1976, data da edição do primeiro trabalho dos Brand X, Unorthodox Behaviour, são totalmente instrumentais e contam com o line-up clássico do coletivo. Este trabalho já havia sido editado em 1997. São seis temas de prog/fusão/jazz que são uma verdadeira delicia para os fãs do género. Uma verdadeira pérola histórica!

Tracklist:
1.      Dead Pretty
2.      Kugelblitz
3.      Ancient Mysteries
4.      Why Won´t You Lend Me Yours?
5.      Miserable Virgin
6.      Tito’s Leg

Line-up:
Phil Collins – bateria
Preston Heyman - guitarras
Percy Jones – baixo
Robin Lumley – teclados e vocais
John Goodsall – guitarras

Internet:

Edição: Gonzo Multimedia

Comentários