Entrevista:Secret Illusion

Dois EP’s, um promo e um álbum é a produção de um dos mais interessantes colectivos gregos da atualidade: Secret Illusion. 2014 marca o seu regresso com o segundo longa duração, Change Of Time, um disco belíssimo, cheio de Strato-perfume (como o próprio vocalista o caracteriza) que agradará a todos os fãs de metal, principalmente os da fação mais melódica e Stratovariana. Filippos Papakyriakou, guitarrista e principal compositor, acedeu a apresentar a banda ao público português e a falar deste novo e excelente trabalho.
 
Olá Filippos, obrigado pela tua disponibilidade! Podes apresentar os Secret Illusion aos metaleiros portugueses?
Olá, obrigado pelo convite! Somos uma banda de power metal da Grécia! A banda foi formada em 2007, por mim e Chris (bateria). Já lançámos dois álbuns (Illusion em2011 e Change Of Time em 2014), dois EP’s (Turn Back Time e Point Of No Return - 2012 ), um promo (Silent Voices - 2008 ) e também já filmamos três videoclips. O atual line-up é: Dimitris Giannakopoulos (vocais), eu, Filippos Papakyriakou (guitarra), Chris Stratigos (bateria), Makis Petritsis (baixo) e Gus Dibelas (teclados).
 
De que forma surgiu o vosso nome, Secret Illusion?
Foi ideia de um amigo! Eu queria a banda Illusion, mas ele colocou a palavra Secret antes! Gostamos e aqui estamos (risos).


Para este segundo álbum, houve alguma mudança no processo de escrita?
Não, acho que não! O processo de escrita continua o mesmo de quando eu comecei a compor para os Secret Illusion. É um processo espontâneo, não há uma forma específica! Às vezes nada surge portanto não forço as coisas... Outras vezes acontece escrever uma canção em algumas horas!
 
Quais são as principais diferenças entre Change Of Time e Illusion?
Illusion foi um grande álbum de estreia e começo. Recebeu algumas ótimas críticas e ainda gosto muito! Mas acho que Change Of Time é mais maduro e bem estruturado e os arranjos estão num nível mais elevado! Há muito trabalho por trás de Change Of Time, algo que não aconteceu com Illusion e acho que é algo óbvio quando se ouvem os 2 álbuns!
 
Nos últimos anos tiveram uma série de mudanças de line-up. De alguma forma isso afetou o processo de composição, particularmente no caso deste novo álbum?
Eu sou o principal compositor dos Secret Illusion, até agora, pelo menos, (risos)... Por isso essas mudanças até agora não têm afetado a banda!
 
Ouvindo Change Of Time, parece que os Stratovarius são uma referência para os Secret Illusion. É verdade? Vocês são fãs dos finlandeses?
Sim, é claro! Os Stratovarius sempre foram uma influência para nós e não temos razão nenhuma para esconder isso (nunca o fizemos em 7 anos). Mas há uma diferença entre influência e cópia, se alguém pensa assim! Sempre gostamos das estruturas das composições dos Strato e podes encontrar muitas coisas em comum, mas nunca roubei uma melodia ou um riff. Acho que esse... Strato-perfume estará sempre, mais ou menos, na música de Secret Illusion!


E depois há a belíssima capa. Quem foi o responsável e o que estão a tentar capturar/transmitir?
Foi o homem responsável por todas as nossas capas desde 2008, Thass Jillion! Acho que desta vez fez o seu melhor trabalho e estamos muito felizes com isso! A capa mostra um planeta ou um mundo, dividido em duas partes, para cima e para baixo e no meio, podemos ver o "dispositivo " que controla todo o universo... TEMPO! Alguém tenta ir para baixo (podes traduzir esse movimento de muitas formas...), mas o tempo está sempre lá para decidir! O Tempo é uma grande questão para falar e foi sempre um aspeto fascinante para mim!
 
Como surgiu a ideia de introduzir um grupo coral de crianças? Na minha opinião resultou de forma brilhante, parabéns!
Muito obrigado! Eu penso o mesmo e o responsável por isso é o nosso baixista, Makis! Um dia ele chegou com essa ideia e dissemos, vamos fazê-lo! O resultado foi perfeito e original para a cena grega e, certamente vamos trabalhar juntos novamente num futuro próximo!
 
Mas tiveram outros convidados...
Tivemos alguns (risos)! Não foi programado ter convidados no início do processo, simplesmente aconteceu! Descobrimos que precisávamos de alguns vocais femininos e também alguém que tocasse de piano de cauda e as pessoas certas estavam precisamente lá quando precisamos delas (risos)! Há também uma pequena parte de um solo, feito pelo nosso produtor, Nigel Foxxe. O resto é história!
 
Born Once Again é o primeiro vídeo deste novo álbum, certo? Porque a escolha deste tema? Têm a realização de mais algum vídeo em mente?
Acho Born Once Again a música mais cativante do nosso novo álbum e fácil de alguém se recordar. Essa foi a principal razão pela qual optamos por ela! Já temos algumas ideias sobre um segundo vídeo e, provavelmente vamos fazê-lo, mas é muito cedo para falar sobre isso! Parece que muitas pessoas gostam de Love Lies (risos)!


Têm já alguma tournée planificada ou estão a trabalhar nisso?
Estamos a pensar fazer uma tournée grega, provavelmente após o verão! Uma tournée europeia é extremamente difícil para nós, neste momento, por muitas razões, mas definitivamente iremos trabalhar para esse objetivo, e talvez aconteça em algum momento nos próximos anos! Se surgir alguma oportunidade de tocar em algum festival ou algo assim, não vamos dizer que não é claro.
 
E outros planos para o futuro de Secret Illusion?
Além da tournée, vamos tentar promover Change Of Time da melhor maneira que pudermos durante este ano e, depois disso vamos começar a trabalhar no próximo álbum. Já existe algum material novo sobre a mesa, algumas ideias para chegar a um nível ainda mais alto, mas temos que trabalhar muito para o próximo álbum de Secret Illusion!
 
Bem, Filippos, foi um prazer conversar contigo. Queres acrescentar mais alguma coisa para os nossos leitores ou para os vossos fãs?
Tenham calma e tenham sempre fé que as coisas podem melhorar nas vossas vidas! Essa é a chave para a felicidade e só depende de vocês! Cuidem-se!

Comentários