Notícias da semana

A Cogwheel Records, editora conimbricense responsável pela edição de dois dos melhores trabalhos do ano passado – os discos de Join The Vulture e A Cepa Torta – está de regresso às edições com o EP de estreia dos aveirenses Modern Jungleman intitulado Woman From Dogtown. O primeiro single deste EP, This Is Not The World That I’ve Made já se encontra disponível para download gratuito. Woman From Dogtown foi gravado, misturado e masterizado por Duarte Feliciano nos iSoundStudios em Coimbra e produzido pela própria banda. O EP encontra-se já disponível para aquisição em formato físico e digital bem como para audição streaming no Bandcamp da editora.


Os Halcyon Way coletivo progressivo oriundo de Atlanta assinou com a Massacre Records. A banda nasceu em 2001 e estreou-se em 2008, via Nightmare Records com o bem sucedido A Manifesto For Domination. O próximo álbum chama-se Conquer e sairá já pela editora germânica em finais deste ano.


Outro nome a juntar-se à Massacre Records são os Nomans Land. A banda russa formou-se em 1996 praticando um doom metal que, paulatinamente, se foi transformando em viking metal. O próximo trabalho da banda é esperado para o final deste ano.


O álbum de estreia de Lehmann já tem título: será Lehmanized e será lançado em breve (27 de junho) via Massacre Records. O tema The Secret já está disponível para audição. O tracklist é o seguinte:
1. Equilibrium
2. The Secret
3. Like A Rock
4. Lehmanized
5. Let Me Pray
6. Gemini
7. Sunday I’ll Be Dead
8. Laid So Low (Tears For Fears Cover)


Os hard rockers canadianos Famous Underground (a banda de Nick Walsh dos Slik Toxik) têm um novo vídeo retirado do álbum homónimo de estreia. Trata-se do tema Bullet Train.


Os Domadora são um trio psicadélico francês que cruza o heavy rock dos anos 70 e o stoner rock psicadélico. O primeiro trabalho do colectivo chama-se Tibetan Monk e foi editado em 2013 apenas em formato digital. Recentemente assinaram pela Kozmik Artifactz/Bilocation Records para a reedição desse trabalho em vinil o que acontece precisamente hoje, 15 de junho. O vídeo oficial do tema Chase And Caught já está, também, disponível.


Os Electric Mary, reis australianos do groove rock eletrizante estão a preparar a sua vinda até à Europa para uma série de concertos no Reino Unido. O próximo trabalho será um EP, com data de edição agendada para Novembro, via Listenable Records, mas uma das faixas já pode ser escutada


Diversas superstrelas do rock clássico, como Todd Rundgren, Ian Gillan, Edgar Winter, Steve Morse, David Johansen, Larry Coryell, Mark Farner, Patrick Moraz, Mick Box, Keith Emerson, Lou Gramm, Leslie West, Thijs Van Leer, Steve Cropper, Rick Wakeman, Roye Albrighton, Nik Turner, Steve Hillage, Zoot Horn Rollo e outros juntaram-se para prestar tributo à música e ao legado desse nome incontornável do rock e uma das mais influentes bandas de sempre: os The Doors! O album chama-se Light My Fire – A Classic Rock Salute To The Doors e será lançado pela Purple Pyramid Records a 24 de junho. A produção está a cargo de Billy Sherwood e neste trabalho poderão ouvir temas clássicos como Light My Fire, Riders On The Storm, Break On Through (To The Other Side), Love Her Madly, L.A. Woman, People Are Strange e muitos outros! Podem desde já fazer as vossas encomendas no Amazon ou iTunes. Entretanto, confiram a totalidade dos temas e respetivos intérpretes:
1. L.A. Woman - Jimi Jamison (Survivor), Ted Turner (Wishbone Ash) & Patrick Moraz (Moody Blues)
2. Love Me Two Times - Lou Gramm (Foreigner), Thijs van Leer (Focus) & Larry Coryell
3. Roadhouse Blues - Leslie West (Mountain), Brian Auger & Rod Piazza
4. Love Her Madly - Mark Stein (Vanilla Fudge) & Mick Box (Uriah Heep)
5. Riders On The Storm - Joe Lynn Turner (Rainbow), Tony Kaye (Yes) & Steve Cropper (Booker T. & The M.G.’s)
6. The Crystal Ship - Edgar Winter & Chris Spedding
7. Intro (People Are Strange) - Keith Emerson, Jeff “Skunk” Baxter & Joel Druckman (John Fahey)
8. People Are Strange - David Johansen (NY Dolls) & Billy Sherwood (Yes)
9. Touch Me - Robert Gordon, Jordan Rudess (Dream Theater), Steve Morse & Nik Turner (Hawkwind)
10. The Soft Parade - Graham Bonnet (Rainbow), Christopher North (Ambrosia) & Steve Hillage (Gong)
11. Hello, I Love You - Ken Hensley (Uriah Heep) & Roye Albrighton (Nektar)
12. Spanish Caravan - Eric Martin (Mr. Big) & Elliot Easton (The Cars)
13. Alabama Song (Whiskey Bar) - Todd Rundgren & Geoff Downes (Yes / Asia) & Zoot Horn Rollo (Captain Beefheart)
14. Break On Through (To The Other Side) - Mark Farner (Grand Funk Railroad) & Chick Churchill (Ten Years After)
15. Light My Fire - Ian Gillan (Deep Purple), Rick Wakeman (Yes) & Steve Howe (Yes)
16. The End - Pat Travers & Jimmy Greenspoon (Three Dog Night)


Os hard rockers espanhóis Handful Of Rain têm uma série de novidades: desde logo, e a mais notória, é um novo vocalista David Requejado. Depois, a banda tem já disponível o seu primeiro vídeo para o tema Without You cujo single também pode ser descarregado de forma gratuita no Reverbnation do coletivo. A banda encontra-se, nesta altura, em estúdio a trabalhar em novo material que deverá fazer parte do seu segundo trabalho.


Os nacionais sleazy punk-rockers Jackie D lançaram o vídeo para o tema  This City, um tema que fará parte do seu primeiro EP Symphonies From The City, a ler lançado no final deste ano por uma editor ainda não definida. Os Jackie D nasceram em 2013 da junção de membros dos Grankapo, Custom Circus e Barafunda Total.


O guitarrista belga Rik Priem apresentou o seu primeiro vídeo extraído do seu álbum de estreia Rik Priem’s Prime, editado a 23 de maio via Avenue Of Allies. Trata-se de Babylon Rising.


Mais uma reedição histórica da Audio Fidelity em Hybrid SACD. Desta feita trata-se do lendário álbum Presto dos seminais Rush, considerado o mais original e criativo trabalho do trio canadiano. O álbum foi originalmente lançado em 1989, foi o 13º trabalho do colectivo e marca o início de um período de transição de um período marcado pelos sintetizadores para algo mais rockeiro.

Comentários