Notícias da semana

O que acontece quando um grupo de músicos de sessão de topo se junta nos seus tempos livres? Uma mistura única de composições sofisticadas, improvisações apaixonantes, cometários sociais e bastante humor. O nome? Bandzilla! O estilo? Funk, sleazy soul, punk jazz e baladas. O álbum? Bandzilla Rises! São, no total, 25 músicos que se juntaram em estúdio para tocar o seminal tema de Grace Jones Slave To The Rhythm. Desde essa altura a Bandzilla já tocou e gravou com Paul McCartney, Ray Charles, James Brown, Kylie Minogue, Mariah Carey, Pet Shop Boys, Michael McDonald, Cher e Tina Turner.



What Does It Take é o tema de abertura do álbum This Time de Andy Rock e é também o segundo vídeo retirado desse trabalho que será lançado a 16 de dezembro via Lions Pride Music.





A banda austríaca Relinquished apresentou o vídeo promocional do seu próximo single intitulado Sinister Dreams, que será lançado a 9 de dezembro via NRT Records.




O projeto Arcade Messiah, de John Bassett dos KingBathamat, anunciou o lançamento do seu terceiro álbum inicialmente no seu bandcamp a 25 de novembro. Essencialmente instrumental, Revolver, combina prog metal, post rock, sludge, doom e stoner.




Os eternos dilemas dos homens levam-nos até um novo conceito e abordagem musical que nos é trazida pelos Left Sun. O seu homónimo álbum de estreia inclui 10 faixas ambiente, progressivo, post e classic rock sendo que primeiro single e o vídeo Blaze/Concealed Needs já estão disponíveis.


O tema The Pleasure Of Details é o segundo single retirado do novo trabalho de originais dos Smartini, Liquid Peace. Multitemática, a música retrata um profundo estado de desorientação e procura demonstrar o quão importante é estarmos atentos aos detalhes do quotidiano. O som dos Smartini continua a surgir com referências apoiadas em estruturas musicais que procuram descrever paisagens, momentos e sentimentos. Esta narrativa torna-se intuitiva e espontânea e reproduz-se através de rastos melódicos que, por vezes, se tornam incontornavelmente frenéticos.


Progressive rock, metal, atmosférico misturado com pop music é a combinação perfeita presente em Skyscrapers And Firefall, novo trabalho dos Heartache. O álbum consiste numa suite de quatro movimentos onde a mitologia de Pandora se cruza com uma miríade de géneros. O álbum teve edição pela Sliptrick Records na Europa a 10 de novembro. Nos Estados Unidos estará disponível a partir de 10 de fevereiro de 2017 e no Japão e resto do mundo um mês depois.


Tálesien é uma banda de melodic metal espanhola que acaba de lançar o seu álbum homónimo. O disco saiu a 4 de novembro pela Suspiria Records e um album preview pode ser visto aqui.





Hegaiamas: A Song For Freedom é o título do quarto álbum dos Need a lançar a 17 de janeiro de 2017. A banda grega de prog metal/rock andará em suporte da tournée americana dos Evergrey. O trailer do álbum pode ser visto aqui e o vídeo para o tema Rememory aqui.





Cody Beebe e Blake Noble não são desconhecidos do cenário musical do Pacífico noroeste. O primeiro foi o mentor dos Cody Beebe & The Crooks; o segundo, australiano, fez furor quando chegou a Seattle em 2012. Juntos, criam os Rust On The Rails, tendo passado o verão em estúdio a criar o álbum de estreia a lançar a 10 de janeiro de 2017. A vinda à Europa está prevista para março e abril.



Os Protokult, agora sedeados em Toronto, juntaram-se à Metal Rules para a estreia, em exclusivo, do seu novo single, Oy Kanada. Segundo a banda este é um tema de power-folk thrash. Oy Kanada marca o regresso dos Protokult depois do álbum de 2014, No Beer In Heaven.



Os Esquire, banda de Nikki Squire, primeira mulher de Chris Squire dos Yes, tem pronto o seu terceiro álbum intitulado Esquire III – No Spare Planet, um trabalho inovador onde o coletivo apresenta um som único e sofisticado e que derruba fronteiras do tradicional estilo de rock progressivo



Um incrível mapa intergalático para os mais estranhos sons do universo está nas lojas desde o dia 18 deste mês. Numa cortesia da Purple Pyramid, esta obra intitulada Space Rock: An Interstellar Traveler’s Guide é uma colecção com 6 CD’s com os melhores nomes do space rock, tais como Hawkwind, Amon Düül II, Gong, Can, Guru Guru, Tangerine Dream, Ozric Tentacles, Popol Vuh, Alice Cooper, Nektar, Chrome e muitos outros nomes oriundos de todo o planeta.


Os aveirenses Souq editaram em 2014 o aclamado álbum de estreia At La Brava - Volume Two Of The Red Desert Saga (FLOP/SASG Records), que foi considerado por diversos órgãos de comunicação como um dos melhores daquele ano. O coletivo está de regresso com The Dynamite Sisters - Volume Three Of The Red Desert Saga (Cultura FNAC/Flop Records).



Os Legacy Of Cynthia lançaram recentemente o seu novo registo de originais Danse Macabre, com o selo da Raising Legends Records. O artwork tem a chancela do ilustrador Hugo Makarov, que colaborou recentemente numa edição anotada pelo escritor português José Luís Peixoto do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Danse Macabre é uma alegoria da universalidade da morte, que reflete a ideia de que não importa o status, credo, raça ou religião de uma pessoa em vida… a dança da morte une-nos a todos. São 13 faixas, que, sem deixar fugir a identidade da banda, se apresentam mais ricas e diversas, contudo mais coesas e com uma intensa carga melódica e emocional.

Comentários