Entrevista: Damanek

Não é muito usual uma banda apenas com algumas demos e sem apoio de uma editora ser convidada para um grande festival. Aconteceu aos Damanek no festival Summer’s End. E ainda bem que assim foi porque o que o novo coletivo de Guy Manning tinha para mostrar era, de facto, de uma qualidade superior.  E foi o próprio Guy quem nos falou sobre o surgimento e o futuro destes Damanek.

Olá, Guy, obrigado pela tua disponibilidade e parabéns por este grande álbum. Quando começaste esta nova banda?
A banda começou a tornar-se real há cerca de dois anos atrás. Após a tour promocional de United Progressive Fraternity de 2014, voltei ao Reino Unido para começar a escrever canções para um proposto álbum número 2 de UPF. Montei algumas peças que sabia poderem fazer parte desse álbum e que seriam uma boa progressão em relação ao que tínhamos feito no primeiro, que, em si, era muito remanescente de umas demos inacabadas. Quando Mark 'Truey' Trueack (da UPF) começou a querer mover-se noutra direção musical, trabalhando agora inteiramente com Steve Unruh em novo material, pensei que as minhas próprias peças ainda deveria ser gravadas (pensei que também eram muito boas) e tudo o que eu precisava então, era uma nova banda ou projeto para fazer tudo isso. Como Dan Mash e Marek Arnold (e eu) fez-se 'braço' europeu da UPF, pedindo-lhes para se juntarem a mim neste novo empreendimento. Sentamo-nos e selecionamos 8 músicas da minha grande pilha de demos para fazer o nosso primeiro álbum. Sean Timms juntou-se a nós há algumas semanas e depois disso o quarteto DAMANEK estava completo.

E o nome Damanek  resulta dos vossos nosmes, não é? Queres explicar?
Estava à procura de um bom nome para a banda, o que por vezes, é bastante difícil. Tinha que ser algo que nos definisse ou que desse uma pista sobre como seria a música (um pouco como os Yes). Criei o nome com a combinação de nossos nomes DAn Mash, Guy MANning e MarEK Arnold. Infelizmente, já tínhamos o nome definido antes de Sean chegar, o que foi chato!

O que é que os Damanek recuperam dos teus projetos anteriores?
Bem, só posso falar por mim mesmo e como compositor da música e das letras do álbum, acho que tenho que assumir a maioria da responsabilidade de como ele ficou. Os meus parceiros certamente ajudaram-me a moldar, organizar e produzir o produto final. Tenho sempre uma atenção especial para ter um bom conjunto de canções/ganchos e algo interessante para escrever numa forma poética com o meu próprio material a solo (15 álbuns). Com a UPF, o que trouxemos, desde o início para o projeto, foi o desejo de discutir abertamente as músicas. Essas questões sócio-económicas que nós, como raça humana, enfrentamos. Tivemos um objetivo comum. Eu ainda tenho muito que quero dizer através do meu material de Damanek e espero que brilhe. Coisas como as alterações climáticas, a nossa própria extinção, a qualidade do ar, a nossa ganância, belicismo, zelo religioso e a intolerância etc.

Além do núcleo duro da banda, vamos chamá-lo assim, existem alguns convidados. Como foi a interação com eles e que input tiveram no resultado final?
Bem, precisávamos de alguns componentes musicais chave para completar a tapeçaria musical. Especialmente bateria, guitarras e percussão. Portanto, começamos a perguntar por aqueles músicos/amigos que conhecíamos e que sabíamos que eram bons músicos e que pensamos que poderiam ajudar a manter a música viva. Gravamos todos os nossos bits em vários estúdios em redor do mundo, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Los Angeles e depois montamos o modelo de trabalho/demos para as peças no meu próprio estúdio. Quando finalmente decidimos que tínhamos as performances suficientes para fazer o álbum, passamos o comando para o Sean para ser o nosso produtor formal (ele é muito melhor do que nós nisso) e ele começou a trabalhar, peneirar as músicas/performances e selecionar os bits que precisavam para fazer as misturas finais. Em termos de controle/inputs, na maior parte do tempo, tive ideias claras sobre o que eu, pessoalmente, queria dos músicos, mas eles tiveram liberdade para se expresser e fazer sugestões para as peças. Muitos deles fizeram-no. Por exemplo, na canção The Score Cosmic, trabalhei com Nick Magnus para produzir um novo arranjo, tendo fornecido quase todos os teclados com base na minha demo original!

Curiosamente, o primeiro concerto da banda foi no festival Summer’s End. Podemos afirmar que estas canções foram compostas para esse evento?
Bem, não propriamente. Estávamos perto de terminar as pré-misturas quando me pediram para tocar no Summers End. Realmente foi uma aposta para os organizadores uma vez que eles não conheciam a banda nem qualquer música, mas tiveram fé em nós – e ainda bem que tiveram. Já Marek ia estar lá com seus próprios Seven Steps To The Green Door, mas fiquei muito feliz quando Sean disse que iria lá ter e que Dan Machin convenceu Luke a se juntar a nós como guitarrista convidado em palco. Henry Rogers (Heather Findlay Band, Touchstone, DeeExpus etc.) completou o line-up ao vivo na bateria.

Quando foi que a GEP se cruzou com o vosso caminho?
Quando tocamos no Summer’s End, não tínhamos editora e apenas tínhamos algumas demos decentes mas nada terminado. Dan contactou a InsideOut, eu contactei algumas editoras menores e Sean contactou a GEP (os Southern Empire fazem parte do seu catálogo). A GEP mostrou algum interesse inicial, mas como os IQ também foram tocar no Summers End, sabia que Mike Holmes estaria lá e por isso tivemos a oportunidade de discutir tudo e eu acho/tenho esperança de que o nosso espetáculo de estreia no festival, ajudou a cimentar a nossa relação com a editora. Estamos orgulhosos de fazer parte do seu catálogo.

As referências a África e Ásia são bem notórias na vossa sonoridade. Estão relacionadas com o background musical de alguns dos elementos ou com os temas abordados nas letras?
Como digo, para mim é importante escrever sobre algo real. E tento fazer isso num tipo de narrativa de contar histórias (sempre tive). Coloquei os personagens centrais na música para que o ouvinte pudesse se identificar e, de forma mais fácil, receber a mensagem. Obviamente, eu defini as músicas onde eles precisam de ocorrer... África para Long Time, Shadow Falls, Kuwait para Oil Over Arabia... mas outras músicas são universalmente globais e podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Eu perdi um grande final de 25 minutos, mas espero que surja mais tarde. Aquele (big oriental) contrasta com os estilos de vida dos agricultores pobres no Oriente (Nepal etc.) e dos seus mais privilegiados orientais (Nova Iorque). A paisagem sonora/sabor de uma música, a atmosfera de uma canção tem de apoiar as letras... A menos que vás para um complete contraste satírico, como fiz com The Big Parade.

Este é um projecto para continuar? Terão mais álbuns ou foi uma experiência isolada?
Sim, espero que sim. Devemos sentar-nos em outubro deste ano para olhar para frente. Mas é claro que não há nenhuma garantia de que seja exatamente o mesmo line-up que irá produzir um próximo álbum... Tudo depende de disponibilidade e compromisso com o projeto. Certamente, pretendo fazer outro e isto é tudo o que posso dizer com certeza neste momento.

Muito obrigado Guy! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Bem, apenas um grande obrigado pelo teu interesse neste projeto. A maioria das palavras gentis publicados na net, foram todas com muita cortesia e isso encoraja-me! Penso que poderemos ter alguma coisa aqui. Tenho muito material pronto para o próximo álbum, ou seja, vamos ver onde isso nos leva. Confiram o nosso novo vídeo promocional de Long Time, Shadow Falls. Adoro! Foi criado pelo nosso bom amigo Ted Ollikkala.

Comentários