Entrevista: dIVA


A temática do Cosmos é infinita e quando bem aproveitada dá um manancial de inspiração lírica e musical. Quem se dedicou a explorar esta temática foram os dIVA, coletivo suíço que conta com uma vocalista de ascendência portuguesa. Foi aliás Lisa-Marie que respondeu à nossa entrevista, e ainda avançou com parte de uma resposta em português. Nada comparado com desempenho em Terre, um dos temas emblemáticos de Sol, onde é profundo o sabor a fado e portugalidade.

Olá Lisa, como estás? Podes apresentar os dIVA aos rockers portugueses?
dIVA é uma banda suíça com sede em Neuchâtel. Somos um trio composto por Pierre-Emmanuel (guitarras e backing vocals), Marc (designer de som, máquinas) e eu, Lisa-Marie (vocais). Somos influenciados, principalmente pelo trip-hop, mas a nossa música também é feita de sons folk e rock.

Quando nasceu este projeto e o que vos motivou?
Este projeto nasceu em 2013. Pierre-Emmanuel e eu já nos conhecíamos há bastante tempo e sempre quisemos fazer música juntos por causa dos nossos gostos semelhantes e porque procurávamos um projeto 100% nosso. Nesse momento das nossas vidas, Pierre-Emmanuel e eu estávamos no mesmo estado de espírito. Ele queria criar algo mais folk e sonhador (porque antes ele era mais da cena metal), e eu queria explorar a minha criatividade e conseguir algo lírica e musicalmente.

Foi uma forma engraçada de lançar o vosso primeiro CD - dividido em duas partes separadas no tempo. Qual foi a intenção?
Nós queríamos lançar o álbum em vinil, mas temos uma música para cada planeta, mais o sol e a lua. Dez músicas para um vinil é muito e, infelizmente, não temos dinheiro para lançar um vinil duplo, então decidimos lançar primeiro as músicas sobre os planetas rochosos, e no próximo outono lançar a segunda parte sobre os planetas gasosos. Achamos que foi uma escolha pertinente, já que os planetas do sistema solar estão divididos nessas duas categorias!

O primeiro, Sol, já está cá fora e baseia-se, como referiste, nos planetas rochosos do sistema solar. Você são fãs de astronomia?
Sim, claro! Marc e eu somos muito interessados ​​pelo cosmos. Marc, mais da forma científica e eu, mais numa maneira filosófica e metafórica. É uma enorme fonte de inspiração tanto para a música como para a letra.

A segunda parte tocará os mesmos conceitos líricos e musicais?
Sim, a segunda parte será chamada Air e concentrar-se-á no resto dos planetas. As músicas serão mais poderosas, pois os planetas são maiores. Mal podemos esperar para lançar este segundo álbum!

Como surge uma parte cantada em português na música Terre? Têm alguma ligação a Portugal?
[Em português] Sim, sou portuguesa do lado da minha mãe. [Em inglês] Era importante para mim escrever uma música com influências do fado. É uma música tão poderosa e com letras tão poéticas! Sempre que vou a Portugal, gosto de ouvir e assistir a artistas do Fado. Penso que o Pierre-Emmanuel sentiu esse sentimento intenso quando esteve alguns dias comigo em Portugal. Mais surpresas para os ouvintes portugueses virão com o segundo álbum!

Projetos para os próximos tempos para os dIVA? O que tens em mente?
Por enquanto, o nosso projeto é terminar de misturar o segundo álbum. Talvez possamos gravar outro vídeo, mas o que realmente é importante para nós agora é tocar o máximo possível. Ainda somos uma banda jovem e precisamos praticar muito.

Muito obrigado, Lisa. Queres acrescentar mais alguma coisa?
Sim, obrigado pelo teu interesse e esperemos que os dIVA toquem em Portugal para que possamos conhecer os rockers portugueses e os teus leitores!


Comentários