Entrevista: Acting Natural

Dois dos três membros dos Acting Natural – Eric Carnevale e Jess Leonard – juntaram-se para conversar com Via Nocturna sobre este novo projeto novaiorquino e sobre o primeiro trabalho – um EP homónimo – que tanto furor tem causado do lado de lá do Atlântico.

Viva, como estão? Podem apresentar os Acting Natural aos rockers portugueses?
Somos uma banda de rock ‘n’ roll com três elementos, oriuda de Nova York. Somos formados por Eric na guitarra, Jesse na bateria e JD no baixo. A nossa música vem do passado ao mesmo tempo que incorpora elementos do presente e não poderíamos estar mais felizes em poder apresentar a nossa música aos fãs de rock em Portugal.

Qual é o vosso background musical?
Começamos a tocar juntos quando tinhamos 12 ou 13 anos de idade. No início, aprendemos as nossas músicas favoritas, com foco na música dos anos 60 e 70. A partir daí, começamos a escrever e a gravar o nosso próprio material, além de tocar ao vivo, que é o que preferimos fazer.

Quando e porque decidiram avançar com este projeto?
Começamos a tocar apenas por diversão, mas logo percebemos o potencial para levar a banda um passo adiante e avançar. Todos nós sabíamos que queríamos seguir uma vida na música e a banda tornou-se a plataforma perfeita para o fazer. O facto de sermos um grupo de amigos de longa data, facilita a forma de tocar e o trabalho em conjunto.

Que nomes e/ou movimentos vocês citam como sendo as vossas principais influências?
Adoramos o som e a produção dos grupos rock e motown dos anos 60, como The Beatles, Led Zeppelin e Stevie Wonder. Os ritmos e harmonias dessa época são uma grande influência para nós. No entanto, inspiramo-nos em quase todas as décadas da música até ao presente. Arctic Monkeys, Tame Impala e Coldplay são alguns dos nossos nomes favoritos mais recentes.

O vosso EP de estreia está finalmente cá fora. Qual é o sentimento na banda?
Estamos entusiasmados por ter este EP no mundo e finalmente ter a nossa própria música aí fora. E a resposta foi ótima - não há nada como mostrar aos fãs a música na qual trabalhaste muito. Definitivamente, estamos ansiosos para compartilhar a nossa energia ao vivo com todos, a seguir a este lançamento.

O primeiro single, Pairadice, alcançou o n.º 1 no Top 5 Most Added. Foi uma grande surpresa para vocês?
Sim! No mínimo, uma surpresa agradável. Essa é uma música de alta energia, por isso a escolhemos como single principal do nosso EP. Ver o nosso nome nas tabelas, ao lado de alguns dos artistas que ouvimos regularmente, foi irreal!

Os processos de composição e gravação decorreram nas mesmas sessões, certo? Como foi essa experiência?
Sim, algumas das músicas foram escritas e gravadas em estúdio, às vezes mesmo no mesmo dia. Há uma eletricidade no ar quando se está a gravar algo tão novo. Todos estavamos em fogo durante essas sessões, e, definitivamente, isso pode ser ouvido nas gravações.

O que se seguirá para os Acting Natural?
Iremos terminar o ano com a tournée iHeartRadio Jingle Ball, atuando em algumas das maiores salas dos EUA. No ano novo, haverá mais tournées e performances ao vivo, bem como muita música nova. Estamos todos entusiasmados com o que está no horizonte para nós como banda.

Obrigado. Querem acrescentar mais alguma coisa?
Queremos agradecer a todos no Via Nocturna pelo vosso tempo e também agradecer a todos que até agora nos têm apoiado em Portugal! Estamos ansiosos pelo dia em que iremos tocar aí e sairmos convosco. 

Comentários